quarta-feira, 12 de outubro de 2016


REDES SOCIAIS E COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

As redes sociais surgiram por volta do século XX, com a intenção de formar conexões entre os seres humanos. Foi ganhando cada vez mais espaço por possibilitar uma comunicação com pessoa de vários lugares e também pela oportunidade de compartilhar informações. Atualmente elas já podem ser usadas no desenvolvimento de atividades educacionais, onde os professores e alunos podem trocar experiências, avaliações e conteúdos com informações de aprendizagem em todos os níveis de estudos.
Portanto, Ferramentas Sociais Orkut, Yahoo respostas, Twitter, Youtube e Facebook desde que empregada de uma forma adequada no contexto educacional são bem vindas. Entre todas as redes encontradas hoje, alguns pontos em comum entre elas é que compartilham informações, conhecimentos, interesses, objetivos comuns e facilitam a comunicação.
OFacebook pode ser utilizado como ferramenta pedagógica no sentido que auxilia o professor, pois facilita a comunicação com seus alunos, enviando atividades referente às aulas pela rede, postando links úteis, criando eventos e outras atividades fora da sala de aula. Já os alunos podem utilizar para entrar em contato com os colegas sobre questões relacionadas a provas, tal como colaboração de tarefas e projetos.
O YouTube por ser um site de compartilhamento de vídeo, permite que o estudante tenha acesso a conteúdo de diversas matérias e pesquisas, o usuário pode ainda criar canais de comunicação.
SlideShare é um repositório para compartilhamento online, ele não se inclui como rede social, mais pode auxiliar o professor na suas aulas. É um espaço onde o professor pode compartilhar apresentações de Power Point e documentos do word, Excel e Acrobat Reader, podendo ser acessado de qualquer lugar, o conteúdo pode também ser compartilhado para utilização de terceiros.
            Essas ferramentas propiciam que a escola ganhe personalidade e visibilidade, por meio da publicação em rede, produzindo trabalhos com construção colaborativa do conhecimento incentivando a pesquisa, comunicação, publicação e aprendizagem em rede.
Dessa forma entende-se que a internet e as redes sociais pode ser utilizada na educação, pois motiva o aluno é de fácil acesso, e amplia as possibilidades de conhecimento dos alunos e professores. Vale ressaltar que o uso dessas ferramentas sociais devem ser com assistência do professor e de forma consciente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

SOUSA, Catarina Alves; uso das ferramentas sociais na escola. Itabuna – BA.  Abril- 2013.

BATISTA, Adriana de Oliveira; OLIVEIRA, Leila Rabello de. Docência e redes sociais: o ambiente virtual no processo de aprendizagem.
Disponível em: <http://www.belasartes.br/revistabelasartes/downloads/artigos/7/docencia-e-redes-sociais-o-ambiente-virtual-no-processo-de-aprendizagem.pdf.>. Acessado em: 30 de Jun 2016.

BEZERRA, Júlio César Cavalcante; BRITO, Sydneia de Oliveira. Redes sociais como ferramenta pedagógica: o caso do projeto e-jovem.
Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/277.pdf>. Acessado em: 30 de Jun 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário