quarta-feira, 2 de novembro de 2016


Moodle o que é?

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem, foi criado em 1999, por Martin Dougianas, na Curtin University of Technology, em Peth, na Austrália. É um software livre que serve de apoio para a aprendizagem online, no qual tem a oportunidade de desenvolver aulas a distância, possibilitando a comunicação simultânea com os participantes (chats) ou em momentos posteriores a postagem de atividades (utilizando o fórum), os textos, exercícios e outras atividades estão à disposição de terceiros.
Há três formatos de cursos o social, o modular e o semanal onde contem atividades de leitura, links, vídeos, tarefas, wikis e chats e ferramentas complementares ao conteúdo, como glossários, diários, ferramenta para importação e compartilhamento.
Na educação ele se concentra na administração de atividades educacionais destinado a criação de comunidades online em ambientes virtuais voltado para a aprendizagem colaborativa. É um software simples, que permite a um estudante ou professores participar, estudando ou lecionando num curso online de sua escolha.
Desde a década de 70 na educação, os meios informáticos vem ganhando espaço e efetuando mudança na forma de produção de conhecimento. Pesquisadores buscam a melhor forma de utilizar o computador e os meios inovadores, tornando assim proveitoso e atrativo o processo de ensino aprendizagem. Além disso, a informática educacional proporciona uma mudança de valores e atitudes.
Segundo Valente (2005), os jogos educativos e simuladores, apesar de manterem a visão de que o computador ensina o aluno, abandonam a proposta da instrução direta. Os jogos educativos possibilitam ao aluno a liberdade de investigar por ele próprio o jogo, tornando assim divertido aprender.
Os simuladores por sua vez reproduzem no computador modelos de fenômenos do mundo real, com bons programas de simulação pode desenvolver hipóteses, testa-las, analisar resultados, como as simulações usadas em Física e Química.
“Nesta abordagem pedagógica o computador transforma-se numa ferramenta controlada pelo aluno que o ensina a fazer. O aluno tem a liberdade para explorar, errar e aprender com o erro” (VALENTE, 2005).

Referência

MACIEL, Margareth de Fátima; RUARO, laurete maria. Universidade estadual do centro oeste – unicentro. Novas tecnologias aplicadas a educação. Livro Base – NTAE.

SILVA, Maria da Graça Moreira da; RIBEIRO, Renata Aquino MANDAJI, Mônica; CONSOLO, Adriane Treitero. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Disponível em: < http://etechoracio.com.br/moodle/file.php/1/guia_moodle_1.pdf >. Acesso em: 03 jul 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário