Moodle o que é?
O Moodle é um ambiente virtual de
aprendizagem, foi criado em 1999, por Martin Dougianas, na Curtin University of
Technology, em Peth, na Austrália. É um software livre que serve de apoio para
a aprendizagem online, no qual tem a oportunidade de desenvolver aulas a
distância, possibilitando a comunicação simultânea com os participantes (chats)
ou em momentos posteriores a postagem de atividades (utilizando o fórum), os
textos, exercícios e outras atividades estão à disposição de terceiros.
Há três formatos de cursos o social, o
modular e o semanal onde contem atividades de leitura, links, vídeos, tarefas,
wikis e chats e ferramentas complementares ao conteúdo, como glossários,
diários, ferramenta para importação e compartilhamento.
Na educação ele se concentra na administração de
atividades educacionais destinado a criação de comunidades online em ambientes
virtuais voltado para a aprendizagem colaborativa. É um software simples, que
permite a um estudante ou professores participar, estudando ou lecionando num
curso online de sua escolha.
Desde a década de 70 na educação, os
meios informáticos vem ganhando espaço e efetuando mudança na forma de produção
de conhecimento. Pesquisadores buscam a melhor forma de utilizar o computador e
os meios inovadores, tornando assim proveitoso e atrativo o processo de ensino
aprendizagem. Além disso, a informática educacional proporciona uma mudança de
valores e atitudes.
Segundo Valente (2005), os jogos
educativos e simuladores, apesar de manterem a visão de que o computador ensina
o aluno, abandonam a proposta da instrução direta. Os jogos educativos
possibilitam ao aluno a liberdade de investigar por ele próprio o jogo,
tornando assim divertido aprender.
Os simuladores por sua vez reproduzem no
computador modelos de fenômenos do mundo real, com bons programas de simulação
pode desenvolver hipóteses, testa-las, analisar resultados, como as simulações
usadas em Física e Química.
“Nesta abordagem pedagógica o computador
transforma-se numa ferramenta controlada pelo aluno que o ensina a fazer. O
aluno tem a liberdade para explorar, errar e aprender com o erro” (VALENTE,
2005).
Referência
MACIEL, Margareth de Fátima;
RUARO, laurete maria. Universidade
estadual do centro oeste – unicentro. Novas tecnologias aplicadas a educação.
Livro Base – NTAE.
SILVA, Maria da Graça
Moreira da; RIBEIRO, Renata Aquino MANDAJI, Mônica; CONSOLO, Adriane Treitero. Guia
do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Disponível em: < http://etechoracio.com.br/moodle/file.php/1/guia_moodle_1.pdf
>. Acesso em: 03 jul 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário