A
Tecnologia Educacional não inclui apenas a informática, mais também o uso da
televisão, vídeo, rádio e até mesmo cinema na promoção da educação. Ela é o
conjunto de instruções(técnicas) que busca “simplificar” os métodos de ensino e
aprendizagem com o uso de meios (instrumentais, simbólicos ou organizadores) e
suas consequentes transformações culturais. Segundo Nérici (1973), máquina de
ensinar “é qualquer recurso mecânico ou eletrônico utilizado para fins de
ensino e treinamento, desde os “brinquedos educativos” até a televisão ou o
computador.” Para o autor pode se classificar aparelhos de ensino em:
- · Aparelhos de estímulos – são aqueles que atraem o educando, capazes de transportar um recado ou mensagem, como projetos, rádio, TV, satélites artificiais, etc.
- · Aparelhos de respostas – aqueles indicados a conduzir respostas, como gravadores, máquina digital, calculadora, etc.
- · Aparelhos de estímulo - resposta – aqueles que proporciona a informação e juntamente, interrogam, a fim de fiscalizar a aprendizagem, como os simuladores, tabletes, computadores, etc.
Toda
vez que se utiliza a tecnologia em sala de aula, é importante um entendimento
de que novas estratégias podem auxiliar e muito na construção do raciocínio do
aluno, na capacidade dele compreender os processos tecnológicos em companhia
com os educadores. Assim por sua vez os professores precisam agir como
mediadores e cooperadores do processo de criação do saber de cada educando.
Algumas
sugestões, que têm como finalidade proporcionar pesquisas, investigação e
avaliação. Buscando enriquecer a ação educativa em sala de aula. São elas:
·
Apresentações: produzir slides ou
utilizar apresentações disponíveis na internet, significa uma oportunidade para
enriquecer as aulas.
·
Blog: Conhecido também como weblog,
blogue ou caderno digital. É uma página da Web que possibilita o uso rápido. É
como um diário, o qual pode ser escrito por um número variável de pessoas.
·
E-mail ou correio eletrônico: é uma
forma de comunicação entre usuários da internet, incluindo textos, imagens e
arquivos. Tem como opção ser usado entre um pessoa e outra, ou ainda entre
várias, desde que todas possuam o endereço e a senha do e-mail. Entre outras.
Os
ambientes da informática oferecem uma série de possibilidades. Porém é preciso
ao longo do processo, analisar cautelosamente cada recurso, selecionando, de
forma crítica, os materiais que efetivamente contribua para expandir a formação
do aluno.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
MENDANHA; Marcos Nunes da Silva1 José Francisco. A
importância da ferramenta tecnológica no contexto social e educacional. Ano:
2014. Disponível em:< http://www.itpac.br/arquivos/Revista/71/7.pdf
>. Acessado em:17 jul 2016.
REIS; Júnias Belmont Alves dos. O conceito de
tecnologia e tecnologia educacional para alunos do ensino médio e superior. Disponível
em: < http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem16/COLE_932.pdf
>. Acesso em: 17 jul 2016
SANTOS; Carlinho Alves dos. MORAES; Denise Rosana da
Silva. Tecnologia educacional no contexto escolar: contradições, desafios e
possibilidades. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2085-6
>. Acesso em: 18 jul 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário