sábado, 12 de novembro de 2016


A Tecnologia Educacional não inclui apenas a informática, mais também o uso da televisão, vídeo, rádio e até mesmo cinema na promoção da educação. Ela é o conjunto de instruções(técnicas) que busca “simplificar” os métodos de ensino e aprendizagem com o uso de meios (instrumentais, simbólicos ou organizadores) e suas consequentes transformações culturais. Segundo Nérici (1973), máquina de ensinar “é qualquer recurso mecânico ou eletrônico utilizado para fins de ensino e treinamento, desde os “brinquedos educativos” até a televisão ou o computador.” Para o autor pode se classificar aparelhos de ensino em:
  • ·      Aparelhos de estímulos – são aqueles que atraem o educando, capazes de transportar um recado ou mensagem, como projetos, rádio, TV, satélites artificiais, etc.
  • ·       Aparelhos de respostas – aqueles indicados a conduzir respostas, como gravadores, máquina digital, calculadora, etc.
  • ·         Aparelhos de estímulo - resposta – aqueles que proporciona a informação e juntamente, interrogam, a fim de fiscalizar a aprendizagem, como os simuladores, tabletes, computadores, etc.

Toda vez que se utiliza a tecnologia em sala de aula, é importante um entendimento de que novas estratégias podem auxiliar e muito na construção do raciocínio do aluno, na capacidade dele compreender os processos tecnológicos em companhia com os educadores. Assim por sua vez os professores precisam agir como mediadores e cooperadores do processo de criação do saber de cada educando.
Algumas sugestões, que têm como finalidade proporcionar pesquisas, investigação e avaliação. Buscando enriquecer a ação educativa em sala de aula. São elas:
·         Apresentações: produzir slides ou utilizar apresentações disponíveis na internet, significa uma oportunidade para enriquecer as aulas.
·         Blog: Conhecido também como weblog, blogue ou caderno digital. É uma página da Web que possibilita o uso rápido. É como um diário, o qual pode ser escrito por um número variável de pessoas.
·         E-mail ou correio eletrônico: é uma forma de comunicação entre usuários da internet, incluindo textos, imagens e arquivos. Tem como opção ser usado entre um pessoa e outra, ou ainda entre várias, desde que todas possuam o endereço e a senha do e-mail.  Entre outras.
Os ambientes da informática oferecem uma série de possibilidades. Porém é preciso ao longo do processo, analisar cautelosamente cada recurso, selecionando, de forma crítica, os materiais que efetivamente contribua para expandir a formação do aluno.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MENDANHA; Marcos Nunes da Silva1 José Francisco. A importância da ferramenta tecnológica no contexto social e educacional. Ano: 2014. Disponível em:< http://www.itpac.br/arquivos/Revista/71/7.pdf >.  Acessado em:17 jul 2016.

REIS; Júnias Belmont Alves dos. O conceito de tecnologia e tecnologia educacional para alunos do ensino médio e superior. Disponível em: < http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem16/COLE_932.pdf >. Acesso em: 17 jul 2016


SANTOS; Carlinho Alves dos. MORAES; Denise Rosana da Silva. Tecnologia educacional no contexto escolar: contradições, desafios e possibilidades. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2085-6 >. Acesso em: 18 jul 2016.

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