segunda-feira, 14 de novembro de 2016


Os softwares educativos são software pensados, programados e implementados com objetivos educativos, fora e dentro da escola. Um software educacional pode conduzir para uma aprendizagem algorítmica ou heurística.
Um software de aprendizagem algorítmica: ênfase na transferência de conhecimentos, na direção que vai do sujeito que tem o saber para aquele que quer aprender, esse software tem o papel de programar uma sequência de instruções planejadas, no qual leva o aluno ao conhecimento.
Um software de aprendizagem heurística: predominam as atividades experimentais em que o programa produz um ambiente com inúmeras situações e o aluno pode explorar e construir o seu conhecimento.
Tipos de Software
  • Tutoriais: São softwares nos quais a informação é organizada de acordo com uma sequência pedagógica particular e apresentada ao estudante que pode seguir essa sequência ou escolher outras informações. Tem como características: ser considerado um livro eletrônico disponível ao aluno. O software é fechado, não permitindo que o aluno verifique o processo, somente o produto final não possibilitando saber se o aluno assimilou os conhecimentos ou não.
  • Exercícios e Prática: software que realçam a apresentação das lições ou exercícios, onde o aprendiz somente passa as atividades e as resposta são dadas pelo computador. As atividades visam apenas fazer com que o aluno memorize as informações, não tendo a preocupação se ele está compreendendo.
  • Programação: software onde o aprendiz programa o computador. Ao programar o computador utiliza conceitos estratégicos, este pode ser visto como ferramenta para resolver problemas, ele processa a informação, transformando em conhecimento.
  • Simulação: software que simulam fenômenos no computador. Pode simular eventos que não é possível fazer na realidade (orçamento financeiro, experiência de laboratório, periculosidades da experiência etc.), porém, o resultado visual e experimental é satisfatório.
  • Modelagem: o modelo do fenômeno é criado pelo aprendiz que utiliza os recursos de um sistema computacional para implementar esse modelo no computador, utilizando como se fosse uma simulação.
  • Jogos: são software que possuem fim educacional o qual é o de tentar desafiar e motivar o aprendiz envolvendo-o em uma competição com a máquina e com os colegas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VALENTE; José Armando. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na educação. Disponível em: < http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro1/ >. Acesso em: 18 jul 2016.

PAULA; Ricardo Normando Ferreira de. Tipos de softwares educativos. Disponível em: < http://www.infoescola.com/informatica/tipos-de-softwares-educativos/ >. Acesso em: 18 jul 2016.


VALENTE; José Armando; VIEIRA; Fábia Magali Santos. Clasificação de software. Documento em Word.

Nenhum comentário:

Postar um comentário