Os
softwares educativos são software pensados, programados e implementados com
objetivos educativos, fora e dentro da escola. Um software educacional pode
conduzir para uma aprendizagem algorítmica ou heurística.
Um
software de aprendizagem algorítmica: ênfase na transferência de conhecimentos,
na direção que vai do sujeito que tem o saber para aquele que quer aprender,
esse software tem o papel de programar uma sequência de instruções planejadas,
no qual leva o aluno ao conhecimento.
Um
software de aprendizagem heurística: predominam as atividades experimentais em
que o programa produz um ambiente com inúmeras situações e o aluno pode
explorar e construir o seu conhecimento.
Tipos de Software
- Tutoriais: São softwares nos quais a informação é organizada de acordo com uma sequência pedagógica particular e apresentada ao estudante que pode seguir essa sequência ou escolher outras informações. Tem como características: ser considerado um livro eletrônico disponível ao aluno. O software é fechado, não permitindo que o aluno verifique o processo, somente o produto final não possibilitando saber se o aluno assimilou os conhecimentos ou não.
- Exercícios e Prática: software que realçam a apresentação das lições ou exercícios, onde o aprendiz somente passa as atividades e as resposta são dadas pelo computador. As atividades visam apenas fazer com que o aluno memorize as informações, não tendo a preocupação se ele está compreendendo.
- Programação: software onde o aprendiz programa o computador. Ao programar o computador utiliza conceitos estratégicos, este pode ser visto como ferramenta para resolver problemas, ele processa a informação, transformando em conhecimento.
- Simulação: software que simulam fenômenos no computador. Pode simular eventos que não é possível fazer na realidade (orçamento financeiro, experiência de laboratório, periculosidades da experiência etc.), porém, o resultado visual e experimental é satisfatório.
- Modelagem: o modelo do fenômeno é criado pelo aprendiz que utiliza os recursos de um sistema computacional para implementar esse modelo no computador, utilizando como se fosse uma simulação.
- Jogos: são software que possuem fim educacional o qual é o de tentar desafiar e motivar o aprendiz envolvendo-o em uma competição com a máquina e com os colegas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VALENTE; José Armando. Análise dos diferentes tipos
de softwares usados na educação. Disponível em: <
http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro1/ >. Acesso em: 18 jul 2016.
PAULA; Ricardo Normando Ferreira de. Tipos
de softwares educativos. Disponível em: < http://www.infoescola.com/informatica/tipos-de-softwares-educativos/
>. Acesso em: 18 jul 2016.
VALENTE; José Armando; VIEIRA; Fábia Magali Santos.
Clasificação de software. Documento em Word.
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