quarta-feira, 2 de novembro de 2016


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Educação a Distância é um ensino/aprendizagem, onde com a utilização da internet, possibilita a ligação do professor e o aluno. Outras formas de comunicação que podem ser usados é o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone e fax.
Atualmente possuímos a educação presencial, onde o aluno e o professor se encontram regularmente em uma sala de aula, são cursos contínuos e com níveis, é considerado o ensino tradicional. A semipresencial ocorre hora a distância e hora em uma sala de aula convencional. E a educação a distância, acontece através dos meios de comunicação, onde o professor e o aluno estão separados fisicamente, ela pode ser feita nos níveis do ensino regular (ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação). A EAD oferece algumas vantagens e desvantagens são elas:

Vantagens
· Uma formação adequada para pessoas que não podem frequentar uma escola tradicional.
·  Oportunidade de tempo e espaço, visto que ele tem acesso ao conteúdo das aulas em qualquer local.
· O aluno é visto como centro do processo, onde é respeitado seu ritmo de aprendizado.

Desvantagens
·  Depende do acesso a um computador e internet;
·  Pouca interação com o professor e com colegas;
·  Ausência de materiais específicos para determinados cursos.

Para que o ensino a distância seja de qualidade é fundamental alguns aspectos:
           ·  Matérias didático (textos e apostilas de apoio);
           ·  Plantão de dúvidas via sistemas populares de interação on-line;
           ·  Interatividade entre estudantes, professores e tutores;
           ·  Conteúdos com informações claras;
           ·   Momentos de encontros presenciais;
            De acordo com Moran (2008), “o modelo de EAD que mais cresce no Brasil combina aula com atendimento on line: tele-aulas por satélite ao vivo, tutoria presencial e apoio da internet” Segundo ele esse modelo “é muito atraente, porque combina mobilidade com tradição de aprender com um especialista.”
            A regulamentação da EAD no Brasil, deu-se a partir da Lei 9394/96, onde estabelece no artigo 80 que “o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”. Também, de acordo com o Art. 1º do Decreto 5.622 de 2005, a EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.

Referências

MORAN, José. O que é educação a distância. Ano: 2002. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf>. Acesso em: 30 ago 2016.

MUGNOL, Marcio. A educação a distância no brasil: conceitos e fundamentos. Disponível em: < file:///C:/Users/Michele%20Ferreira/Downloads/dialogo-2738.pdf>. Acesso em: 01 set 2016

MACIEL, Margareth de Fátima; RUARO, Laurete Maria. Novas Tecnologias Aplicadas a Educação. Livro Base - NTAE Ano 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário