sábado, 12 de novembro de 2016

O que são ambientes informatizados de aprendizagem?

Quando acontece a inclusão da tecnologia de informática, especialmente o computador, dentro da sala de aula como um recurso pedagógico, considerando que o processo ensino-aprendizagem não está na tecnologia, mas no professor, há um ambiente informatizado de aprendizagem. O computador é usado em, apresentações de trabalhos, desenvolvimento de pesquisas e atividades acadêmicas, estudo de conteúdos e exercício de ensino presencial e a distância.
As tecnologias da informação e comunicação introduzida nas atividades educativas têm como intenção propiciar interatividade real e mais especifica ao vencer as distâncias materiais. Segundo Peters (2004, p. 105), “Não há dúvidas que o ambiente informatizado pode desafiar os alunos a uma maior atividade e a uma interatividade intensificada”. O ambiente informatizado de aprendizagem é tido como uma auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
O professor não se encontra mas no centro do processo de ensino-aprendizagem, no entanto transformar-se em um mediador, a pessoa que mostrará aos alunos as possibilidades para conseguirem uma maior autonomia em relação ao aprendizado. Nesse espaço, o aluno necessita se ver como produtor de novos conhecimentos e não apenas um simples usuário, visto que, somente o conhecimento será ferramenta capaz de liberta as pessoas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BELMONTE; Vanessa. GROSSI; Márcia Gorett Ribeiro. Ambientes virtuais de aprendizagem: um panorama da produção nacional. Belo Horizonte, Ano: 2010. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/2942010181132.pdf >. Acessado em: 18 jul 2016.

SOUZA; Maria Alice de. FARAGO; Randal. Ambiente informatizado em rede: comportamentos nos espaços de aprendizagem. 2015. Acessado em: 18 jul 2016.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços. Ano: 2006. Disponível em: < http://proex.pucminas.br/sociedadeinclusiva/sem4/014.pdf >. Acesso em: 18 jul 2016.

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