O que são ambientes informatizados de aprendizagem?
Quando
acontece a inclusão da tecnologia de informática, especialmente o computador,
dentro da sala de aula como um recurso pedagógico, considerando que o processo
ensino-aprendizagem não está na tecnologia, mas no professor, há um ambiente
informatizado de aprendizagem. O computador é usado em, apresentações de
trabalhos, desenvolvimento de pesquisas e atividades acadêmicas, estudo de
conteúdos e exercício de ensino presencial e a distância.
As
tecnologias da informação e comunicação introduzida nas atividades educativas
têm como intenção propiciar interatividade real e mais especifica ao vencer as
distâncias materiais. Segundo Peters (2004, p. 105), “Não há dúvidas que o
ambiente informatizado pode desafiar os alunos a uma maior atividade e a uma
interatividade intensificada”. O ambiente informatizado de aprendizagem é tido
como uma auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
O
professor não se encontra mas no centro do processo de ensino-aprendizagem, no
entanto transformar-se em um mediador, a pessoa que mostrará aos alunos as
possibilidades para conseguirem uma maior autonomia em relação ao aprendizado.
Nesse espaço, o aluno necessita se ver como produtor de novos conhecimentos e
não apenas um simples usuário, visto que, somente o conhecimento será
ferramenta capaz de liberta as pessoas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BELMONTE; Vanessa. GROSSI; Márcia Gorett Ribeiro. Ambientes
virtuais de aprendizagem: um panorama da produção nacional. Belo Horizonte, Ano:
2010. Disponível em: <
http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/2942010181132.pdf >. Acessado em: 18
jul 2016.
SOUZA; Maria Alice de. FARAGO; Randal. Ambiente
informatizado em rede: comportamentos nos espaços de aprendizagem. 2015.
Acessado em: 18 jul 2016.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações
inclusivas: impasses e avanços. Ano: 2006. Disponível em: <
http://proex.pucminas.br/sociedadeinclusiva/sem4/014.pdf >. Acesso em: 18
jul 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário